Mundo

Alemanha prende casal suspeito de planejar atentado em corrida de ciclismo

Um homem de 35 anos, que possui dupla cidadania alemã e turca, e sua esposa, de nacionalidade turca, foram presos na madrugada em uma pequena cidade nos arredoresde Frankfurt, de acordo com fontes policiais e judiciais

Agência France-Presse
postado em 30/04/2015 15:41
Berlim - A polícia e a justiça da Alemanha afirmaram nesta quinta-feira ter frustrado um atentado após a prisão de duas pessoas vinculadas a círculos salafistas em sua residência, onde foi encontrada uma bomba caseira.

Um homem de 35 anos, que possui dupla cidadania alemã e turca, e sua esposa, de nacionalidade turca, foram presos na madrugada desta quinta-feira em Oberursel, uma pequena cidade nos arredores da capital financeira de Frankfurt, de acordo com fontes policiais e judiciais.


Tendo em conta os "elementos perigosos" detidos no local, "acreditamos que conseguimos evitar um ataque", declarou o promotor de Frankfurt, Albrecht Schreiber, durante uma coletiva de imprensa.

O ministro do Interior alemão, Thomas de Maizi;re, elogiou o trabalho das forças de ordem e da justiça. "As detenções de hoje em Hesse são a prova do eficiente trabalho realizado pela polícia, tanto federal como local", disse ele em Berlim."Estamos atentos e somos capazes de nos defender", acrescentou, segundo a agência de notícias alemã DPA.

De acordo com a rádio regional FFH, os suspeitos planejavam cometer um ataque durante a corrida de ciclismo Eschborn-Francfort, na sexta-feira, 1; de maio.

Nem a promotoria nem a polícia confirmaram esta informação, ainda que o promotor de Frankfurt tenha ressaltado que a realização desta corrida levou a polícia a acelerar a sua intervenção.À noite, os organizadores anunciaram que a corrida foi cancelada a pedido da polícia.

"As autoridades do Land cancelaram a prova (...) por causa dos recentes acontecimentos em Oberursel", disseram eles em um curto comunicado em seu site. "Devido à imprecisão atual sobre o nível de perigo da situação, o evento não poderá ser realizado", acrescentaram.


;Movimento extremista;


O promotor de Frankfurt indicou que os investigadores encontraram no porão da casa do casal uma "bomba caseira", "munições 9 milímetros", "partes de um rifle de assalto", "projéteis de uma bazuca" e muitos líquidos utilizados na fabricação de um explosivo à base de peróxido de acetona.

A bomba estava "pronta para ser usada", segundo Schreiber.

"As pistas encontradas, bem como o percurso das pessoas envolvidas, apontam claramente para o movimento islâmico extremista", ressaltou por sua vez o chefe da polícia local, Stefan Müller, na mesma coletiva de imprensa.

A fim de verificar o possível envolvimento de outras pessoas, Müller indicou ter acionado a Polícia Federal Criminal, que conduzirá as investigações.

Os detidos, identificados pela imprensa alemã como Senay e Halil D., eram monitorados pela polícia há vários dias, de acordo com a promotoria.

"Abrimos uma investigação com base em uma suspeita de ato criminoso grave que poderia afetar a segurança do Estado", explicou Schreiber.

O casal foi visto em uma loja de material de construção da região, onde comprou uma grande quantidade de peróxido de hidrogênio e álcool. No momento da compra, apresentaram um documento de identidade falso.

Na residência dos suspeitos "havia duas crianças que foram confiadas aos serviços de proteção da Juventude", segundo Müller.

As autoridades alemãs evocaram em várias ocasiões uma ameaça terrorista elevada na Alemanha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação