Agência France-Presse
postado em 30/04/2015 19:52
Representantes da ONG International Rescue Committee (IRC) foram expulsos por "espionagem" do bastião rebelde de Donetsk, no leste pró-russo da Ucrânia, sendo levados à zona sob controle do Exército ucraniano, informaram nesta quinta-feira representantes dos separatistas.
"A organização IRC, que trabalha sob os auspícios da agência americana para o desenvolvimento internacional", se encontrava há vários meses "de maneira ilegal" no território rebelde, anunciou o "ministério" separatista da Segurança do Estado.
Os membros da IRC - cidadãos americanos e europeus - "trabalhavam sem autorização (...) tentando ativamente estabelecer contatos com representantes (separatistas) para obter informações sobre a situação e os problemas sociais".
Sete membros do IRC foram expulsos dos territórios sob o controle dos rebeldes e seu escritório em Donetsk, fechado. A organização não comentou a decisão.
Segundo as autoridades rebeldes, outros oito membros estrangeiros de ONGs já foram expulsos desde o início do conflito no território separatista.
O conflito entre rebeldes pró-Rússia e as forças de Kiev já deixou mais de 6.100 mortos em um ano.