Mundo

Secretário-geral da ONU pede retomada de envio de combustível ao Iêmen

Em um comunicado, Ban pediu "a todas as partes que ajam de forma que as organizações humanitárias tenham um acesso confiável e garantido"

Agência France-Presse
postado em 30/04/2015 19:52
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta quinta-feira às partes em conflito no Iêmen que cessem os ataques a hospitais e retomem a entrega de combustíveis para não agravar a crise humanitária no país.

Em um comunicado, Ban pediu "a todas as partes que ajam de forma que as organizações humanitárias tenham um acesso confiável e garantido".

Ele reiterou seu apelo a "um cessar fogo imediato" e, enquanto este não for alcançado, que pelo menos sejam decretadas "pausas humanitárias".

Ele pediu, ainda, "a retomada imediata das importações de combustível para não agravar uma situação humanitária já catastrófica".

"O sistema de saúde do Iêmen e os serviços de telecomunicações estão a ponto de entrar em colapso", alertou Ban. "As operações humanitárias serão detidas nos próximos dias se não for retomada a distribuição de combustíveis", acrescentou.

O Programa Mundial de Alimentos (PAM) anunciou a suspensão progressiva da distribuição de alimentos devido à falta de combustível.

Desde 26 de março, a Arábia Saudita, grande rival do Irã xiita na região, comanda uma coalizão de nove países árabes que bombardeiam posições de rebeldes huthis para impedi-los de tomar o poder em todo o Iêmen.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação