Misrata, Líbia - A Guarda Costeira da Líbia interceptou neste domingo (3/5) cinco embarcações com cerca de 500 emigrantes a bordo que tentavam atravessar o Mediterrâneo para chegar à Europa, segundo responsáveis. Os navios foram localizado a oito milhas náuticas das costas líbias, e receberam a ordem de regressar a Misrata, a leste da capital, Trípoli, onde as autoridades instalaram um centro de detenção, informou à AFP o coronel Reda Isa.
Este episódio é o último de um final de semana marcado por várias operações de salvamento no Mediterrâneo. Mais de 3.700 pessoas foram resgatadas no sábado e uma dezena foi encontrada morta.
[SAIBAMAIS]
A cada dia, centenas de emigrantes embarcam nas costas líbias em embarcações precárias com a esperança de chegar ao continente europeu: na travessia, extremamente perigosa, morreram somente em abril 1.200 pessoas, 750 delas em uma das piores tragédias marítimas em décadas.
Após a tragédia ocorrida, a UE decidiu reforçar sua presença no mar e triplicar seu orçamento de salvamento marítimo, mas a instável situação política na Líbia favorece a utilização de suas costas como uma das grandes rotas de trânsito para a Europa.