Agência France-Presse
postado em 05/05/2015 15:55
O apresentador da emissora Fox News e ex-pastor televisivo Mike Huckabee anunciou nesta terça-feira (5/5) sua pré-candidatura à Presidência americana em 2016, tornando-se o sexto republicano a se lançar oficialmente à corrida presidencial."Sou candidato à Presidência dos Estados Unidos", declarou Huckabee em um discurso em Hope, estado do Arkansas (sul dos EUA), onde nasceu. "Com sua ajuda e a de Deus, faremos a travessia de Hope a uma terra mais elevada", expressou diante de um público entusiasmado.
Huckabee, de 59 anos, foi governador do Arkansas (1996-2007), o mesmo cargo que o democrata Bill Clinton exercia quando venceu as presidenciais em 1992. Os dois são naturais de Hope.
Leia mais notícias em Mundo
"O poder, o dinheiro e a influência política deixaram à margem muitos americanos", declarou Huckabee, adotando um tom populista e antissistema.
Solidário aos 90% dos americanos, cujos salários, segundo ele, "estão estagnados há 40 anos", o republicano também defendeu o sistema público de pensões, que muitos membros de seu partido querem reformar ou privatizar.
Huckabee se apresenta com o candidato da América rural e evangélica, e seu objetivo é precisamente convocar os cristãos evangélicos, os mesmos eleitores que o apoiaram em sua campanha em 2008, quando conquistou, nas primárias, o decisivo estado de Iowa e outros sete antes de sucumbir diante do republicano John McCain, que acabou perdendo as eleições para Barack Obama.
Assim, denunciou a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo como uma "criminalização da religião cristã".
Huckabee integra agora a meia dúzia de aspirantes oficiais à corrida para a Casa Branca em 2016, incluindo outros senadores conservadores, como Ted Cruz, Rand Paul e Marco Rubio, disputando os mesmos votos.
A ex-presidente executiva da Hewlett-Packard Carly Fiorina e conservador afro-americano Ben Carson se somaram na segunda-feira à disputa e espera-se que vários iniciem suas campanhas nos próximos meses, entre eles Jeb Bush, filho e irmão de dois ex-presidentes, o governador do Wisconsin, Scott Walker, e o ex-governador do Texas, Rick Perry.