Mundo

Papa Francisco aprova canonização de evangelizador da Califórnia

No entanto, a santidade do "evangelista da Califórnia", falecido em Monterrey, em 1784, é questionada nos Estados Unidos

Agência France-Presse
postado em 06/05/2015 12:21
Papa Francisco abençoa fiéis durante audiência semanal na Praça São Pedro

Cidade do Vaticano, Santa Sé - O papa Francisco aprovou nesta quarta-feira (6/5) a canonização em setembro do evangelizador espanhol da Califórnia Junípero Serra, um sacerdote franciscano do século XVIII, acusado pelos índios de ter contribuído para o desaparecimento de sua língua e cultura.

O Vaticano anunciou nesta quarta-feira que o Papa aprovou a canonização do sacerdote, nascido na Espanha em 1713 sob o nome de Giuseppe Michele Serra, que fundou em 1769 a primeira de nove missões criadas sob seu comando para converter os índios americanos.


Francisco não visitará a Califórnia em sua viagem aos Estados Unidos, entre os dias 22 e 27 de setembro, mas realizará uma missa de canonização em 23 de setembro em Washington.

No entanto, a santidade do "evangelista da Califórnia", falecido em Monterrey, em 1784, que é reverenciado por milhões de católicos latino-americanos, é questionada nos Estados Unidos.

Para muito indígenas, Junípero Serra forçou a população local a viver em regime de escravidão em suas missões, impondo outra língua e forçando-os a se casar.

Quando foi beatificado em 1988 pelo Papa João Paulo II vários grupos organizaram protestos e enviaram uma petição para Francisco pedindo que abandonasse o projeto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação