Mundo

Presidente do Chile, Michelle Bachelet, pede renúncia de todo gabinete

O anúncio ocorreu na noite desta quarta-feira (6/5), durante uma entrevista à televisão, e só confirmou que já era esperado: a renúncia tenta superar a crise política do país

Agência France-Presse
postado em 06/05/2015 23:38
A presidente do Chile, Michelle Bachelet, anunciou na noite desta quarta-feira que pediu a renúncia de todo o gabinete, e que anunciará as mudanças no ministério em 72 horas.

"Pedi a renúncia a todos os meus ministros. Em 72 horas informarei quem fica e quem vai", disse Bachelet em entrevista ao jornal do Canal 13.

"Este é o momento para fazer uma mudança do gabinete", afirmou Bachelet, 14 meses após ter assumido a presidência do Chile, pela segunda vez, e ainda sob a influência do escândalo envolvendo seu filho Sebastián Dávalos com um caso de especulação imobiliária.

O anúncio ocorreu em meio a uma entrevista com o conhecido apresentador Don Francisco, e Bachelet foi direta ao confirmar o que era esperado há meses para superar a crise política aberta pelos escândalos envolvendo seu filho e o financiamento ilegal de campanhas políticas por parte dos grupos econômicos Penta e Soquimich.

Os dois escândalos provocaram grande desconfiança entre a população e uma brusca queda da popularidade de Bachelet, que agora está em apenas 31%.

Sebastián Dávalos e sua esposa, Natalia Compagnon, são investigados pelo uso de informação privilegiada e tráfico de influência em uma milionária venda de terrenos no sul do Chile.

Paralelo a isso, dois dos grupos econômicos mais importantes do país, "Penta" e "Soquimich", estão sendo investigados pelo uso falsos honorários para o financiamento de políticos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação