Mundo

Três noruegueses são condenados em Oslo por apoio a grupo jihadista

Um dos acusados foi condenado a quatro anos e nove meses de prisão por pertencer ao grupo EI, considerado pelo tribunal "uma das piores organizações terroristas do mundo de hoje"

Agência France-Presse
postado em 08/05/2015 17:58

Oslo - Um tribunal de Oslo condenou nesta sexta-feira a penas de sete meses a cinco anos de prisão três noruegueses acusados de pertencer ao grupo Estado Islâmico ou de ter apoiado esta organização jihadista.

[SAIBAMAIS]

Valon Avdyli, um norueguês de origem albanesa de 28 anos, foi condenado a quatro anos e nove meses de prisão por pertencer ao grupo EI, considerado pelo tribunal "uma das piores organizações terroristas do mundo de hoje".Avdyli admitiu ter ido à Síria, mas afirmou pertencer ao grupo armado salafista Ahrar al Sham e ter levado adiante apenas três trabalhos humanitários.


Norueguês de origem somali, Djibril Bashir, de 30 anos, foi condenado a quatro anos e três meses de prisão, uma pena um pouco menor, após beneficiar de fato de ter reconhecido que tinha prestado juramento ao grupo EI. Bashir também disse ter realizado apenas três tarefas humanitárias.

Um terceiro acusado, Visar Avdyli, de 25 anos, foi condenado a sete meses de prisão por violar a legislação sobre as armas e por ter tentado, juntamente com seu irmão, Valon, de mandar material militar a um terceiro irmão que morreu na Síria em 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação