Agência France-Presse
postado em 08/05/2015 21:25
Um contingente de mil combatentes sunitas se uniu à força de Mobilização Popular nesta sexta-feira na província de Anbar, como parte dos esforços do governo para combater o grupo Estado Islâmico (EI) no Iraque.Líderes políticos, tribais e comandantes militares participaram na base de Amriyat al-Fallujah da cerimônia que marcou a entrada do contingente sunita na campanha contra o EI em Anbar.
"Vosso país foi roubado por um bando de criminosos e vocês devem lutar para recuperá-lo", afirmou o governador de Anbar, Soheib al-Rawi, durante o evento.
A contraofensiva contra o EI em Anbar, onde os jihadistas conquistaram um amplo território, é liderada pelas milícias xiitas, algumas sob a direção das Brigadas Populares de Mobilização, controladas pelo governo.
Centenas de membros das tribos sunitas já combatem há semanas ao lado das Brigadas Populares em Anbar, mas nesta sexta-feira ocorreu seu recrutamento oficial, pelo qual a partir de agora receberão armas e um salário mensal em torno de 650 dólares.
O objetivo do governo iraquiano é ter 6 mil sunitas combatendo o EI em Anbar.
A desconfiança é clara entre políticos sunitas e xiitas no Iraque, mas a tensão tem diminuído desde que Nuri al Maliki foi substituído pelo premier Haider al Abadi.