Mundo

Airbus A400M cai no sul da Espanha levando entre 8 e 10 pessoas a bordo

"É uma aeronave não comercial que caiu cerca de uma milha a norte do aeroporto de Sevilha, em uma área que não está preenchido , mas onde há uma fábrica", disse à AFP um porta-voz dos serviços de emergência regionais

Agência France-Presse
postado em 09/05/2015 09:59
Um avião de transporte militar A400M Airbus caiu sábado no sul da Espanha, perto de Sevilha, com entre 8 e 10 pessoas a bordo - disseram as autoridades, que não podiam confirmar no momento o número de vítimas.

"É uma aeronave não comercial que caiu cerca de uma milha a norte do aeroporto de Sevilha, em uma área que não está preenchido , mas onde há uma fábrica", disse à AFP um porta-voz dos serviços de emergência regionais.

"Temos recebido inúmeras chamadas de indivíduos do 13H00 (8h horário de Brasília) aviso da coluna de fumaça que estavam assistindo ", disse o porta-voz dos serviços de emergência, afirmando que "permitiu que todos os operativos de resgate foram ativados".

Uma fonte da aviação disse que é um Airbus A400M militar.

O fabricante europeu, contactado pela AFP, não pode fornecer detalhes sobre o acidente, mas um porta-voz disse que uma unidade de crise foi criada para responder ao caso.

Uma fotógrafa da AFP no local viu a carcaça do aparelho, completamente carbonizada, sobre uma fábrica de engarrafamento da Coca-Cola, que não parece ter sido afetada.

"Um avião militar caiu em Sevilha", disse por sua vez o chefe do governo espanhol, o conservador Mariano Rajoy , em sua conta oficial no Twitter depois de cancelar um comício eleitoral nas Ilhas Canárias, onde teria afirmado, de acordo com a imprensa espanhola, que a unidade levava entre 8 e 10 pessoas.

O aeroporto de Sevilha foi fechado brevemente ao tráfego comercial, enquanto o fogo era apagado. "Voltou a operar a partir das 14h15 hora local" (9h15 de Brasília), informou a AENA na sua conta oficial no Twitter, após ter anunciado o fechamento uma hora e meia mais cedo. "A equipe de bombeiros está apagando o fogo de um acidente fora do complexo", informou.

Esta é a segunda queda de um avião militar em Espanha até agora este ano, depois de um F-16 da Força Aérea grega, participando de um treinamento de pilotos da OTAN em uma base aérea no sul, ele caiu ao decolar em janeiro matando 11 soldados, dois gregos e nove francês.

Avião de transporte militar polivalente de última geração, o A400M, um mastodonte com hélices de mais de cinco metros de diâmetro, é montado na sede da Airbus Military, em Sevilha.

Projeto marcado por atrasos e custos adicionais, que associa sete países europeus (Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Bélgica, Luxemburgo e Turquia), o A400M finalmente viu a luz em setembro de 2013, quatro anos mais tarde do que o previsto, com um custo adicional de 6,2 bilhões de euros em relação ao orçamento inicial (cerca de 30%).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação