Mundo

Com mais de 2 mil infectados, surto de cólera no Quênia deixa 50 mortos

Organizações de saúde do país consideram que o avanço da doença, uma infecção diarreica aguda causada pela ingestão de alimentos ou água contaminados, deve-se à falta de higiene

postado em 11/05/2015 08:16
Mais de 50 pessoas morreram no Quênia durante no surto de cólera, que infectou mais de 2 mil pessoas em dez cidades e vários bairros de lata de Nairóbi, informaram hoje os meios de comunicação local.

O jornal Daily Nation informou que o número de mortos pela doença supera os 50, enquanto o Ministério da Saúde queniano assegurou que foram registrados 42 mortos e 2.156 casos de cólera entre dezembro, quando começou o surto, e 5 de maio, admitindo o rápido avanço da doença.

Organizações de saúde do país consideram que o avanço da doença, uma infecção diarreica aguda causada pela ingestão de alimentos ou água contaminados, deve-se à falta de higiene, especialmente entre as famílias mais pobres.

Os governadores dos municípios de Embu e Meru, onde se registram várias mortes no fim de semana, disseram ao jornal que estavam trabalhando para prevenir o contágio entre a população.

;Já pedimos às autoridades de saúde que fechem todos os restaurantes e outros estabelecimentos de comida que não cumpram com as medidas de limpeza necessárias;, declarou o representante do Ministério da Saúde em Meru, o médico William Muraah.

Até ao momento, registram-se sete mortes em vários bairros de lata de Nairóbi, como Kibera, Mukuru ou Mathare, entre outros.

Na capital queniana, foi proibida a venda ambulante de comida, e o diretor da Saúde de Nairóbi, o médico Robert Ayisi, informou que está sendo pulverizado cloro na água e que uma equipa de vigilância está ensinando a população das áreas afetadas elementos básicos de higiene.



Nos bairros de lata de Nairóbi, as casas são construídas com materiais precários, perto de valas que são usadas como esgoto e que muitas vezes contaminam a água que a população utiliza para beber e cozinhar. O Quênia foi afetado por grandes surtos de cólera, tendo o último ocorrido em 2009.

O cólera, que registra situação endêmica em muitas regiões de África e que aparece com frequência, é uma doença contagiosa que se transmite sobretudo pelo consumo de água ou alimentos em mau estado de conservação, cujos sintomas principais são diarreia, vômitos, febre e pode ser fatal se não for tratada rapidamente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação