Jornal Correio Braziliense

Mundo

Hollande caminha pelas ruas de Havana e tem reunião prevista com Fidel

A reunião é a primeira de um líder europeu desde que Washington e Havana iniciaram um processo de normalização de relações



Posteriormente, Hollande será recebido pelo presidente, Raúl Castro, que sucedeu no poder seu irmão, Fidel, em 2006.Esta é a primeira visita de um chefe de Estado ocidental e também de um presidente francês a Cuba desde o início da reaproximação entre Washington e Havana, em dezembro.

Mais cedo, após inaugurar o novo edifício da Aliança Francesa, Hollande caminhou ao meio-dia pelo Passeio do Prado, um dos mais tradicionais da capital cubana, que marca o limite entre a Havana Velha e o município de Centro Havana, onde foi saudado e aplaudido pelos vizinhos e pedestres.

"Obrigado a você", disse Hollande várias vezes às pessoas que o saudavam e aplaudiam, enquanto caminhava, cercado de jornalistas. Seus seguranças não impediram seu contato com os cubanos.

"Para nós, (sua visita) é um grande acontecimento, isto reforça mais a amizade que sempre existiu entre Cuba e todos os países da Europa", disse Gilberto Rose, morador de Havana Velha.

"Estas mudanças para o nosso país são boas porque nos dá ideia de que o desenvolvimento do país vai decolar (...) a partir de agora, de todas estas relações", afirmou Estrella Delgado, também de Havana Velha.

O presidente francês caminhou uns dois quarteirões, da Aliança Francesa até o Parque Central e outras duas quadras de volta até o Hotel Sevilla (situado em frente à Aliança), onde dirigiu um encontro empresarial.