Agência France-Presse
postado em 11/05/2015 16:21
Havana - O presidente francês, François Hollande, quebrou o protocolo nesta segunda-feira em sua visita histórica a Cuba, ao caminhar pelas ruas de Havana e apertar a mão de muitos cubanos que se aproximaram para saudá-lo, antes de um encontro previsto para esta tarde, com o líder cubano Fidel Castro.
[SAIBAMAIS]
A reunião é a primeira de um líder europeu desde que Washington e Havana iniciaram um processo de normalização de relações.Segundo a presidência francesa, o encontro entre Hollande e o pai da Revolução Cubana, 88 anos, estava previsto para as 15H00 locais (16H00 de Brasília).
Posteriormente, Hollande será recebido pelo presidente, Raúl Castro, que sucedeu no poder seu irmão, Fidel, em 2006.Esta é a primeira visita de um chefe de Estado ocidental e também de um presidente francês a Cuba desde o início da reaproximação entre Washington e Havana, em dezembro.
Mais cedo, após inaugurar o novo edifício da Aliança Francesa, Hollande caminhou ao meio-dia pelo Passeio do Prado, um dos mais tradicionais da capital cubana, que marca o limite entre a Havana Velha e o município de Centro Havana, onde foi saudado e aplaudido pelos vizinhos e pedestres.
"Obrigado a você", disse Hollande várias vezes às pessoas que o saudavam e aplaudiam, enquanto caminhava, cercado de jornalistas. Seus seguranças não impediram seu contato com os cubanos.
"Para nós, (sua visita) é um grande acontecimento, isto reforça mais a amizade que sempre existiu entre Cuba e todos os países da Europa", disse Gilberto Rose, morador de Havana Velha.
"Estas mudanças para o nosso país são boas porque nos dá ideia de que o desenvolvimento do país vai decolar (...) a partir de agora, de todas estas relações", afirmou Estrella Delgado, também de Havana Velha.
O presidente francês caminhou uns dois quarteirões, da Aliança Francesa até o Parque Central e outras duas quadras de volta até o Hotel Sevilla (situado em frente à Aliança), onde dirigiu um encontro empresarial.