Agência France-Presse
postado em 11/05/2015 20:20
Os resultados definitivos do primeiro turno das eleições presidenciais na Polônia, que foram publicados na madrugada de segunda para terça-feira, confirmaram que o presidente em fim de mandato sofreu um revés nas urnas diante de seu principal adversário, o candidato conservador Andrzej Duda.Os dois candidatos se enfrentarão no segundo turno em 24 de maio.
Segundo a contagem definitiva, Duda, candidato do partido Direito e Justiça (PiS, oposição), chefiado por Jaroslaw Kaczynski, obteve 34,76% dos votos.
O presidente em fim de mandato, Bronislaw Komorowski, considerado favorito antes das eleições, recebeu 33,77% das preferências, segundo dados definitivos publicados pela Comissão Eleitoral.
Enquanto isso, o músico de rock Pawel Kukiz ficou em terceiro lugar com 20,8% dos votos, um resultado que superou as expectativas.
Komorowski, eleito em 2010 representante do partido de centro Plataforma Cívica (PO), afirmou, após tomar conhecimento da contagem provisória no domingo, que este resultado é "uma séria advertência para todo o governo".