Mundo

Ataques contra peregrinos xiitas matam seis em Bagdá

Duas outras pessoas foram mortas por um morteiro em Boub al-Sham, um bairro na periferia norte de Bagdá, segundo as fontes. Quatro pessoas ficaram feridas no incidente

Agência France-Presse
postado em 12/05/2015 15:37
Pelo menos seis pessoas morreram nesta terça-feira em ataques contra peregrinos xiitas que estavam a caminho de um santuário na capital iraquiana, indicaram fontes da segurança e médicas.

Uma bomba explodiu perto da Praça Tahrir, no centro de Bagdá, matando quatro pessoas e ferindo vinte, segundo a polícia. Um socorrista confirmou o balanço, mas não soube dizer se o ataque foi realizado com um carro-bomba ou por um suicida.

Duas outras pessoas foram mortas por um morteiro em Boub al-Sham, um bairro na periferia norte de Bagdá, segundo as fontes. Quatro pessoas ficaram feridas no incidente.

Cerca de 75.000 membros das forças de segurança foram mobilizados em Bagdá para proteger os peregrinos que caminham há dias para o distrito de Kazimiya (noroeste), onde está localizado um dos santuários xiitas mais reverenciados, o túmulo de Musa al-Kazim, o sétimo dos doze imãs do xiismo.

Várias avenidas da capital iraquiana foram cortadas e o governo declarou quarta-feira e quinta-feira - clímax das celebrações - feriados. No sábado, pelo menos sete pessoas morreram em um ataque com carro-bomba contra peregrinos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação