Mundo

Senadores democratas barram iniciativa de Obama para acordos comerciais

Por 52 votos contra 45, os senadores se pronunciaram contra a abertura do debate sobre uma proposta de lei para criar um procedimento mais rápido, conhecido como "Fast track"

Agência France-Presse
postado em 12/05/2015 16:47
Washington - Os senadores democratas do Congresso americano bloquearam nesta terça-feira o avanço de uma iniciativa do presidente Barack Obama, para que ele negociasse com mais facilidade acordos de livre-comércio - especialmente com a região Ásia-Pacífico.

Por 52 votos contra 45, os senadores se pronunciaram contra a abertura do debate sobre uma proposta de lei para criar um procedimento mais rápido, conhecido como "fast-track", que busca impedir o Congresso de modificar os acordos comerciais negociados pelo presidente. Eram necessários 60 votos para iniciar a discussão.



Todos os democratas votaram contra a iniciativa promovida pelo presidente democrata, que nesse caso foi respaldado pela oposição republicana.O voto desta terça não elimina por completo a análise da questão, que poderá voltar à votação por iniciativa dos republicanos. Dificilmente, porém, isso acontecerá antes de junho.

Esse episódio revela a extensão da hostilidade, nas fileiras do partido do presidente, contra a liberalização do intercâmbio comercial. Obama espera conseguir concluir essa negociação com os 11 países da região Ásia-Pacífico, por meio do Acordo de Parceria Transpacífico (TPP, na sigla em inglês), antes do término de seu mandato."O que acabamos de ver é bastante chocante", disse o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação