Agência France-Presse
postado em 12/05/2015 20:19
A nova convocatória do México para licitar investimentos privados em 26 campos terrestres de hidrocarbonetos atrairá um investimento de aproximadamente US$ 620 milhões nos primeiros cinco anos - estimou nesta terça-feira o Ministério da Energia, que pretende impulsionar a produção nacional.Na segunda-feira, o governo anunciou a terceira convocatória de licitações petrolíferas e de gás desde a promulgação em 2013 de uma histórica reforma energética.
Essa reforma abriu o setor para investimento privado nacional e estrangeiro, depois de mais de 70 anos de monopólio por parte do Estado mexicano.
"Essa terceira convocatória significará um investimento estimado de US$ 620 milhões para os primeiros cinco anos", disse o ministro da Energia, Pedro Joaquín Coldwell, em coletiva de imprensa nesta terça-feira.
"Com essa licitação, espera-se somar mais de 36.000 barris diários de petróleo e mais de 223 milhões de pés cúbicos de gás diários à produção nacional", completou Coldwell.
A petroleira estatal mexicana Pemex (Petróleos Mexicanos), a maior companhia do país e vital para as finanças públicas, registra uma drástica e constante queda da produção de petróleo desde que chegou aos 3,4 milhões de barris diários de 2004.
No primeiro trimestre de 2015, a produção se encontrava em 2,3 milhões de barris diários.
A convocação para licitações anunciado na segunda-feira é o terceiro da chamada "Ronda Uno", que terá cinco convocatórias, para exploração terrestre e em águas profundas.