Mundo

EUA repatriam 50 emigrantes cubanos interceptados no mar

Detidos em três embarcações diferentes, os 50 cubanos foram levados para a Baía de Cabañas, no norte de Cuba, relatou a Guarda Costeira em seu comunicado

Agência France-Presse
postado em 13/05/2015 20:48
O governo americano repatriou nesta quarta-feira cerca de 50 emigrantes cubanos, interceptados em precárias balsas na semana passada quando tentavam chegar à costa do vizinho do norte - informou a Guarda Costeira.

Detidos em três embarcações diferentes, os 50 cubanos foram levados para a Baía de Cabañas, no norte de Cuba, relatou a Guarda Costeira em seu comunicado.

Os primeiros 27 emigrantes foram interceptados em 8 de maio, depois que sua balsa foi vista por um navio de cruzeiro perto das ilhas Dry Tortugas na Florida Keys, arquipélago no sudeste dos EUA. O navio então alertou as autoridades.

Nesse mesmo dia, uma segunda balsa com 15 cubanos foi detida pela Guarda Costeira, na mesma área.

Os outros oito cubanos foram encontrados em 9 de maio, quando ainda estavam relativamente próximos de Matanzas, em Cuba.

Nos últimos anos, a Guarda Costeira registrou um aumento no número de cubanos que tentam cruzar os 150 km de mar infestado de tubarões, que separam a Ilha caribenha da Flórida.

O fluxo sofreu uma escalada depois do anúncio feito por Washington e Havana, em dezembro passado, sobre a retomada das relações bilaterais depois de meio século de afastamento.

Segundo as autoridades, o temor dos cubanos de que a aproximação pode acabar com os benefícios migratórios de que gozam nos Estados Unidos teria causado o aumento. Hoje, os cubanos podem permanecer nos EUA se tocarem solo americano.

A Guarda Costeira ressaltou que as leis que concedem residência e facilidades trabalhistas aos cubanos que chegam aos Estados Unidos continuam em vigor.

Desde outubro de 2014, quando começou o ano fiscal que termina em setembro, a Guarda Costeira registrou 2.460 cubanos que conseguiram, ou tentaram sem sucesso, realizar o trajeto.

Durante o ano fiscal 2014 (de outubro de 2013 a setembro de 2014), esse número foi de 3.677 cubanos, acima dos 2.129 do ano fiscal 2013, e 1.870, de 2012.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação