Mundo

Grécia defende intercâmbio de títulos em mãos do BCE

"Está claro que o vencimento deses títulos deve ser prolongado", disse Varoufakis durante uma coletiva em Atenas

Agência France-Presse
postado em 14/05/2015 16:04
O ministro grego da Economia, Yanis Varoufakis, expressou nesta quinta-feira seu desejo de que a Grécia possa proceder a um intercâmbio dos 27 bilhões de euros de bônus gregos nas mãos do BCE a fim de postergar a devolução dessa dívida.

"Está claro que o vencimento deses títulos deve ser prolongado", disse Varoufakis durante uma coletiva em Atenas.

Em janeiro, Beno;t Coeuré, um dos diretores da instituição, advertiu que descartava qualquer reestruturação da dívida. À medida que os títulos vencem, Atenas tem que pagar.

Atenas deve pagar mais de 6 bilhões BCE em julho e agosto, lembrou Varoufakis.

"O ministério da Economia (grego) deverá pedir empréstimos para pagar", disse o ministro.

"Já que qualquer negociação sobre uma redução dessas obrigações é inaceitável para o BCE, e com razão, há outros meios", disse Varoufakis.

"O Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE, dispositivo de gestão de crise financeiras na zona do euro) pode desempenhar um papel intermediário", acrescentou, sugerindo um intercâmbio de títulos entre o MEE e o BCE.

"A Grécia emitiria um bônus de longo prazo comprado pelo MEE, que o transferiria ao BCE, que suspenderia a dívida", explicou. "Desse modo, o pagamento da dívida seria reenviado para o futuro", detalhou Varoufakis.

Na segunda-feira, Varoufakis advertiu que a Grécia corre o risco de ficar sem liquidez em duas semanas, caso não chegue a um acordo com os credores, a fim de receber a última parte do plano de ajuda internacional.

A Grécia, sem recursos e sem liquidez, negocia com seus sócios da zona do euro e com o FMI para obter essa última parcela de 7,2 bilhões de euros. Sem a liberação dessa quantia, Atenas corre o risco de moratória.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação