Mundo

Exército do Nepal encontra destroços de helicóptero americano desaparecido

As Forças Armadas dos EUA anunciaram na terça-feira que um helicóptero UH-1Y Huey dos Marines, que participava nas operações de ajuda humanitária, desapareceu com seis marines americanos e dois militares nepaleses a bordo

Agência France-Presse
postado em 15/05/2015 08:08
Katmandu - As oito pessoas - seis marines americanos e dois soldados nepaleses - que estavam a bordo de um helicóptero militar americano que caiu na terça-feira no Nepal, morreram no acidente, indicou nesta sexta-feira o secretário de Defesa americano, Ashton Carter.

Mais cedo, o exército do Nepal anunciou que havia encontrado os destroços da aeronave, uma informação confirmada por um porta-voz do exército americano, John Wissler, que lidera a equipe conjunta que investiga o desaparecimento da aeronave.

O helicóptero modelo UH-1Y Huey prestava ajuda humanitária às vítimas do terremoto que abalou recentemente o país antes de desaparecer. Ele foi encontrado nesta sexta depois de uma missão de busca envolvendo helicópteros e centenas de soldados americanos e nepaleses.


"Hoje nossos corações estão pesados %u200B%u200Bcom a perda dos marines americanos que morreram quando seu helicóptero caiu nas montanhas do Nepal no início desta semana, quando levavam ajuda às vítimas do terremoto", declarou Carter em um comunicado.

"Nos unimos aos nossos parceiros do Nepal, de luto pela perda de seus socorristas que estavam a bordo do helicóptero no momento" da tragédia.

O secretário americano acrescentou que a "missão continua no Nepal, e continuaremos dedicados a atender aos chamados após uma catástrofe, tanto na região Ásia-Pacífico como em todo o mundo".

Os destroços foram localizados em uma área florestal que fica 70 km a nordeste de Katmandu, segundo informou o alto comando militar nepalês.Alguns militares conseguiram chegar a pé ao local do acidente e dois helicópteros conseguiram pousar na região montanhosa.

Três corpos carbonizados foram encontrados perto dos destroços do aparelho, informou à AFP o secretário de Estado de Defesa, Ishwori Paudel.

As Forças Armadas dos Estados Unidos anunciaram na terça-feira que um helicóptero UH-1Y Huey dos Marines, que participava nas operações de ajuda humanitária, desapareceu com seis marines americanos e dois militares nepaleses a bordo.

Mais de 10 aeronaves militares americanas participam nas operações de ajuda às vítimas do terremoto, incluindo outros dois Huey, quatro aparelhos de transporte híbrido Osprey e um avião de carga.

De acordo com o Pentágono, outros helicópteros que voavam no momento do desaparecimento do Huey captaram conversas por rádio que mencionavam um problema de combustível.

Quase 300 militares americanos participam nas operações de assistência depois do terremoto de 7,8 graus de 25 de abril, que matou mais de 8.000 pessoas.O pequeno país asiático sofreu um novo terremoto na terça-feira, de 7,3 graus, que deixou mais de 100 mortos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação