Mundo

Arábia Saudita perde a paciência com violações da trégua no Iêmen

O cessar-fogo, que entrou em vigor na terça-feira por cinco dias renováveis, pretende permitir o transporte de ajuda humanitária a uma população carente de tudo

Agência France-Presse
postado em 15/05/2015 08:28
Riad, Arábia Saudita - A coalizão liderada pela Arábia Saudita contra os rebeldes xiitas huthis no Iêmen advertiu que está perdendo a paciência com as reiteradas "violações" da trégua humanitária no país.

"Os rebeldes huthis continuaram, pelo segundo dia consecutivo, violando a trégua" em vigor desde a noite de terça-feira, afirma a coalizão em um comunicado.

A nota acusa os huthis de bombardeios contra as forças sauditas em regiões de fronteira de "movimentações de tropas, operações militares e ataques com canhões de tanque e obuses contra zonas residenciais em sete províncias, incluindo Áden", no sul do Iêmen.

No comunicado, a coalizão afirma que deseja fazer com que a trégua humanitária funcione, mas adverte os milicianos xiitas e seus aliados que "a cortesia e o respeito à trégua não devem durar muito tempo se os milicianos continuarem violando a mesma".

"O comando da coalizão adotará então medidas apropriadas para dissuadir estas práticas", completa o comunicado. A coalizão registrou 12 infrações do cessar-fogo na fronteira saudita-iemenita e no Iêmen no primeiro dia da trégua.



O cessar-fogo, que entrou em vigor na terça-feira por cinco dias renováveis, pretende permitir o transporte de ajuda humanitária a uma população carente de tudo.

A trégua foi uma iniciativa da Arábia Saudita, líder de uma coalizão árabe que iniciou em 26 de março uma campanha aérea para tentar impedir que os rebeldes xiitas assumam o controle total do Iêmen.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação