Mundo

Ataques do Boko Haram na Nigéria deixam ao menos 55 civis mortos

Um grupo de combatentes do Boko Haram fortemente armado lançou na quarta-feira uma ofensiva contra a cidade de Maiduguri que foi repelida pelas tropas regulares nos arredores da cidade, segundo militares e residentes

Agência France-Presse
postado em 15/05/2015 11:49
Kano - Ao menos 55 civis morreram em ataques lançados pelo grupo jihadista Boko Haram em duas localidades do nordeste da Nigéria esta semana, indicaram nesta sexta-feira habitantes e o representante de uma milícia local de autodefesa.

"Os combatentes do Boko Haram atacaram as localidades de Bale e Kayamla, onde mataram ao menos 55 pessoas e queimaram várias casas (...) antes de se dirigirem à periferia de Maiduguri, onde foram aniquilados pelo exército", declarou à AFP Abacha Zinnari, representante de uma milícia local. Este balanço coincide com o fornecido por habitantes das duas localidades. "Mataram 30 pessoas em Kayamla e outras 25 em Bale", explicou.

Um morador de Bale, Huseini Air, informou que a aldeia enterrou na quinta-feira 25 pessoas assassinadas no dia anterior, enquanto outras feridas foram levadas ao hospital. "O povo está de luto pela morte de 25 pessoas devido ao ataque do Boko Haram", disse.

Um grupo de combatentes do Boko Haram fortemente armado lançou na quarta-feira uma ofensiva contra a cidade de Maiduguri que foi repelida pelas tropas regulares nos arredores da cidade, segundo militares e residentes.



Os insurgentes atacaram os povoados antes da ação contra Maiduguri, mas as notícias destes massacres demoraram a ser divulgadas, devido a um rígido toque de recolher imposto pelo exército na cidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação