Mundo

Seis militantes islamitas são enforcados no Egito

Grupos de defesa dos direitos humanos pediram um adiamento da execução

Agência France-Presse
postado em 17/05/2015 09:42
Seis militantes islamitas condenados por ter lançado ataques para o grupo armado Ansar Beit al-Maqdess, que jurou lealdade aos jihadistas do Estado Islâmico, foram executados por enforcamento, anunciou neste domingo a polícia egípcia.

Os seis homens haviam sido condenados à pena de morte por um tribunal militar em março, após um julgamento no qual estavam sendo processados por participar dos ataques ocorridos depois que o exército depôs o presidente islamita Mohamed Mursi em julho de 2013.

[SAIBAMAIS]A promotoria disse que eram membros do grupo jihadista Ansar Beit al-Maqdess, baseado no Sinai, e que no ano passado jurou lealdade ao grupo jihadista Estado Islâmico.

Leia mais notícias em Mundo

Os acusados foram enforcados em uma prisão do Cairo, informaram os oficiais.

Alguns dos homens haviam sido presos quando a polícia e os soldados invadiram seu refúgio do norte do Cairo em março de 2014.

Dois especialistas em explosivos do exército e seis militantes morreram no tiroteio que se seguiu à operação, acusações que se somaram às que já pesavam contra os seis homens.

Grupos de defesa dos direitos humanos pediram um adiamento da execução.

A ONG Anistia Internacional denunciou que os acusados haviam sido processados em um julgamento "manifestadamente injusto" e que a única testemunha presente durante o julgamento havia sido um integrante da polícia secreta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação