Mundo

ONU quer prolongar trégua humanitária no Iêmen

O emissário considerou que esta trégua deveria se transformar em um "cessar-fogo permanente"

Agência France-Presse
postado em 17/05/2015 09:45
Iemitas sentados na calçada de um mercado na capital velha de Sanaa em 14 de maio de 2015. A ONU pediu para que todas as partes envolvidas no conflito respeitem o cessar-fogo, na tentativa de impulsionar a ajuda humanitária na região

O emissário da ONU no Iêmen pediu neste domingo o prolongamento da trégua humanitária de cinco dias, iniciada pela coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita contra os rebeldes xiitas neste país e que expira neste domingo às 20h00 GMT (17h00 de Brasília).

"Solicito a todas as partes que respeitem esta trégua por ao menos cinco dias suplementares", declarou Ismail Uld Sheikh Ahmed, dirigindo-se, em nome do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, aos participantes de uma conferência sobre a crise iemenita realizada em Riad.

[SAIBAMAIS]O emissário considerou que esta trégua, que não permitiu a chegada de ajuda humanitária suficiente às diferentes zonas afetadas pelo conflito, deveria se transformar em um "cessar-fogo permanente".

Leia mais notícias em Mundo

"Esta trégua deveria se transformar em um cessar-fogo permanente", repetiu o diplomata mauritano em seu discurso durante a conferência.

O encontro de Riad contou com a presença do presidente iemenita no exílio, Abd Rabo Mansur Hadi, e de representantes de facções iemenitas, embora tenha ocorrido sem a presença dos rebeldes xiitas.

Desde 26 de março, uma coalizão de países árabes liderada por Riad dirige uma campanha de bombardeios aéreos no Iêmen, em apoio ao presidente Hadi e contra os rebeldes xiitas huthis, para frear seu avanço e impedir que tomem o controle do país.

No dia 12 de maio, a coalizão iniciou uma trégua humanitária de cinco dias para facilitar o abastecimento de ajuda humanitária no país, no qual ao menos 1.578 pessoas morreram e 6.504 ficaram feridas desde o início dos bombardeios, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação