Mundo

Netanyahu encarrega novo ministro do Interior de negociar com palestinos

Os esforços de paz entre israelenses e palestinos estão em ponto morto após o fracasso da última iniciativa diplomática americana, em abril de 2014

Agência France-Presse
postado em 18/05/2015 13:41
Jerusalém - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, encarregou o novo ministro do Interior e vice-primeiro-ministro Silvan Shalon das eventuais futuras negociações com os palestinos, indicou nesta segunda-feira um funcionário.

"O primeiro-ministro encarregou Silvan Shalom a dirigir em seu nome as negociações com os palestinos", afirmou este funcionário que pediu o anonimato.Segundo a rádio pública, Shalom também estará responsável pelo diálogo estratégico com os Estados Unidos.



Membro do Likud (direita), o novo titular do Interior foi ministro das Relações Exteriores de 2003 a 2006, posto no qual sucedeu o próprio Netanyahu sob o governo de Ariel Sharon.

Shalom herda o comando nas negociações de paz da centrista Tzipi Livni. Netanyahu reservou para si mesmo a pasta de Relações Exteriores no novo governo, um dos mais à direita da história de Israel. Na coalizão governamental estão presentes os nacionalistas religiosos e os ultraortodoxos, contrários à criação de um Estado palestino e favoráveis às colônias.

Os esforços de paz entre israelenses e palestinos estão em ponto morto após o fracasso da última iniciativa diplomática americana, em abril de 2014. As perspectivas de uma retomada das negociações parecem distantes no contexto atual.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação