Islamabad - Uma companhia informática do Paquistão que tenta criar um império midiático foi acusada pelo New York Times de organizar uma rede mundial de venda de falsos diplomas universitários.
O grupo Axact, com sede em Karachi, contrata há mais de um ano e com altos salários personalidades do mundo do jornalismo do Paquistão para lançar sua futura rede de televisão Bol e quer se converter no primeiro grupo de meios de comunicação deste país de cerca de 200 milhões de habitantes.
No entanto, segundo uma investigação publicada nesta segunda-feira pelo New York Times, o Axact vende on-line e por telefone falsos diplomas universitários em nome de estabelecimentos que não existem.
O jornal também acusa o grupo de ter contratado atores para interpretar o papel de falsos professores e estudantes de universidades inexistentes, propondo formações on-line fictícias vendidas a clientes que buscam um diploma oficial.
O Axact respondeu anunciando uma reclamação contra o artigo, que considera difamatório, e denunciou uma campanha orquestrada por seus concorrentes.
No Paquistão, onde a concorrência midiática é feroz, o New York Times é distribuído junto ao jornal Express Tribune, propriedade da sociedade Express Media Group, concorrente direta do Bol.