Mundo

Menores são apreendidos no México por torturar e matar menino de seis anos

A vítima, Cristopher Raymundo Márquez, saiu para brincar quinta-feira à tarde com um grupo de vizinhos que "o amarraram pelo pescoço, provocando sua asfixia", indica um comunicado da promotoria

Agência France-Presse
postado em 18/05/2015 15:49
Ciudad Juarez - Cinco menores com idades entre 11 e 15 anos foram detidos no norte do México por torturar, assassinar e enterrar um menino de seis anos, informou no último fim de semana a promotoria local, que descreveu o crime como um reflexo da degradação social.

A vítima, Cristopher Raymundo Márquez, saiu para brincar quinta-feira à tarde com um grupo de vizinhos - duas meninas de 13 anos, um menino de 11 e dois adolescentes de 15 -, que "o amarraram pelo pescoço, provocando sua asfixia", indica um comunicado da promotoria do estado de Chihuahua, na fronteira com os Estados Unidos.

Quando caiu no chão, "jogaram pedras, crivaram uma faca em suas costas e, já sem vida, o arrastaram até o local onde abandonaram o corpo", um buraco raso que cobriram com terra, plantas e um animal morto "para não chamar a atenção", revelaram as autoridades.



A mãe de Cristopher relatou o desaparecimento do filho na sexta-feira e, um dia depois, as autoridades encontraram o cadáver da criança no leito de um córrego nos arredores da cidade de Chihuahua, capital do estado.

As autoridades atribuíram o crime aos menores durante os interrogatórios. "Eles caíram em uma série de contradições e acabaram por revelar como mataram" a vítima, explicou a promotoria.

Os cinco foram detidos como responsáveis pelo homicídio. As autoridades pretendem entrar com uma ação criminal contra o jovem de 15 anos, enquanto os de 11 e 13 anos deverão ser colocados sob a tutela pública.

Este crime "é um problema de degradação (social), não é um problema da polícia, é a perda de valores", considerou a promotoria.Chihuahua, na fronteira com os estados americanos do Novo México e Texas, tem há anos altas taxas de violência.

A cidade fronteiriça de Juárez, a cidade mais populosa de Chihuahua, chegou a ser o epicentro da violência do narcotráfico no México pelo confronto sangrento entre os cartéis de Juárez e Sinaloa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação