Mundo

Trégua no Iêmen chega ao fim com temores sobre a ajuda humanitária

À frente da coalizão, a Arábia Saudita constatou que os rebeldes xiitas huthis aproveitaram-se da trégua para posicionar peças de artilharia e lançadores de foguetes perto da fronteira saudita

Agência France-Presse
postado em 18/05/2015 16:02
Sana - Os ataques aéreos da coalizão árabe contra os rebeldes no Iêmen foram retomados depois de uma trégua de cinco dias, o que pode comprometer a entrega de ajuda humanitária que começa a chegar a um país onde a população carece de tudo.

Os bombardeios aéreos foram retomados porque os rebeldes xiitas violaram a trégua humanitária de cinco dias, afirmou o porta-voz da coalizão, general Ahmen al-Asiri.

[SAIBAMAIS]

À frente da coalizão, a Arábia Saudita constatou, de acordo com uma fonte diplomática ocidental, que os rebeldes xiitas huthis aproveitaram-se da trégua para posicionar peças de artilharia e lançadores de foguetes perto da fronteira saudita.

"Eles (os sauditas) consideram que é uma violação direta do acordo de cessar-fogo", declarou a fonte.Sem fazer qualquer declaração sobre o fim da trégua, as forças sauditas, as mais ativas dentro da coalizão, retomaram a campanha de ataques aéreos e bombardeios, suspensos desde terça-feira à noite.

As tropas mobilizadas na fronteira bombardearam posições dos huthis no norte do Iêmen, informou Al-Arabiya, um canal de televisão saudita, com sede em Dubai.


Aeronaves da coalizão também visaram nesta madrugada posições dos rebeldes em Áden (sul), de acordo com fontes militares e testemunhas. Ao menos cinco veículos dos huthis foram destruídos, acrescentaram as fontes, que não souberam fornecer um balanço de mortos.

Um ataque anterior havia atingido o palácio presidencial e uma base das forças especiais, dois locais controlados pelos rebeldes e seus aliados, soldados leais ao ex-presidente Ali Abdullah Saleh.

Estes são os primeiros ataques aéreos registrados após o término, às 20h00 GMT (17h00 de Brasília), da trégua em vigor desde terça-feira.

O cessar-fogo foi declarado pela Arábia Saudita, interrompendo os ataques realizados desde 26 de março em apoio aos partidários do presidente exilado Abd Rabbo Mansour Hadi.

A trégua foi marcada por combates no terreno entre os rebeldes e as forças pró-Hadi e por incidentes na fronteira com a Arábia Saudita, onde o Reino denunciou ataques a partir do norte do Iêmen.

A retomada das hostilidades ameaça, ainda, a organização de uma conferência internacional prevista pela ONU para buscar uma solução para o conflito.

O porta-voz adjunto das Nações Unidas, Farhan Haq, lembrou que o secretário-geral da organização, Ban Ki-moon, tem a intenção de convocar esta conferência "em um futuro próximo" e desejaria que todos os protagonistas participassem "sem condições prévias".

"Queremos que los combates cessem de forma decisiva e, então, poderemos começar a organizar e enviar convites para esta conferência", afirmou.

Ainda segundo o porta-voz, Ban "lamenta que, apesar dos apelos reiterados da ONU, a pausa humanitária de cinco dias no Iêmen não tenha sido prorrogada após expirar, ontem" (domingo).


Filas de espera por combustível

Confrontos esporádicos continuam nesta segunda em Áden e Taez (sudoeste), segundo habitantes locais. E 12 rebeldes foram mortos em um ataque com armas automáticas e foguetes RPG lançados pelas forças pró-Hadi em Dhaleh (sul), de acordo com fontes militares.

Na capital Sanaa, apesar da relativa calma, a população permanece carente de serviços essenciais, tais como água, eletricidade e combustível.

Centenas de veículos faziam fila nos poucos postos de gasolina abertos, informou um correspondente da AFP.

A trégua ajudou no envio ao país de quantidades significativas de combustível, remédios e comida, mas a sua distribuição continua a ser prejudicada pelos combates.

Um grupo de organizações hostis aos huthis acusou os milicianos xiitas de monopolizar a ajuda que chega em Taez.

"A trégua beneficiou os huthis que puderam organizar melhor suas fileiras e repor os estoques de combustível em áreas sob seu controle", declarou o grupo "Forças Revolucionárias da Taez".

O coordenador das atividades humanitárias da ONU para o Iêmen, Johannes van der Klaauw, apelou no sábado a coalizão para "simplificar" o controle de cargas para este país, considerando que estas medidas freia a entrega vital de bens e "ajuda humanitária.

No domingo, o enviado da ONU Ismail Ould Cheikh Ahmed considerou que o cessar-fogo não tinha possibilitado o fornecimento de ajuda humanitária suficiente em áreas afetadas pelo conflito. Ele pediu a "todas as partes que respeite a trégua por pelo menos mais cinco dias."

A ONU considera a situação humanitária "catastrófica" no Iêmen, onde mais de 1.600 pessoas, incluindo muitos civis, foram mortos desde março.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação