Mundo

Motociclistas envolvidos em tiroteio no Texas podem ser condenados à morte

A briga começou no bar e restaurante Twin Peaks e seguiu para o estacionamento do centro comercial, um local de encontro frequente dos motociclistas, onde ocorreu o tiroteio.

Agência France-Presse
postado em 18/05/2015 16:10

A briga começou no bar e restaurante Twin Peaks e seguiu para o estacionamento do centro comercial, um local de encontro frequente dos motociclistas, onde ocorreu o tiroteio.

Washington - A polícia de Waco, no estado americano do Texas, informou nesta segunda-feira que 170 pessoas continuam detidas nesta cidade, após uma briga entre grupos rivais que terminou com a morte de nove pessoas.

A briga começou no bar e restaurante Twin Peaks e seguiu para o estacionamento do centro comercial, um local de encontro frequente dos motociclistas, onde ocorreu o tiroteio. Dezoito pessoas ficaram feridas na confusão, segundo a imprensa, em sua maioria por tiros ou ataques com arma branca.



Atualmente "170 pessoas seguem detidas no presídio do condado de McLellan", onde estão sendo interrogadas, explicou o sargento Patrick Swanton da polícia de Waco, durante coletiva de imprensa.A polícia havia anunciado a detenção de 192 pessoas.

"Os detido serão acusados por participação em crime organizado no tiroteio de Twin Peaks, o que constitui uma acusação passível de pena de morte (...) em razão do número de pessoas mortas em um único episódio", acrescentou Swanton.

"Em 34 anos de vida policial esta é a cena de crime mais violenta que já vi. Havia sangue por todos os lados", disse ao jornal Waco Tribune o sargento Patrick Swanton. "Famílias estavam a apenas 10 metros", completou o policial, ainda surpreso com o fato de nenhum inocente ter ficado ferido.

Além disso, nenhum policial foi ferido durante o incidente, apesar dos tiros disparados contra as forças de segurança, de acordo com Swanton. A polícia fechou o Central Texas Marketplace e recomendou que as pessoas não se aproximassem do local.

A polícia estava ciente do encontro entre os grupos de motociclistas rivais e agiu rapidamente, mas não conseguiu impedir a briga, que começou com socos e terminou com correntes, facadas e tiros.

O restaurante permanecerá fechado por pelo menos sete dias, segundo as autoridades.Swanton afirmou aos jornalistas que mais de 100 armas de diversos tipos foram encontradas no local do confronto.

As autoridades ordenaram o fechamento dos estabelecimentos comerciais e levaram algumas testemunhas para locais seguros, depois que receberam a informação de que outros integrantes dos grupos rivais seguiam para Waco com o objetivo de dar continuidade à luta.

O sargento Swanton disse que, antes do encontro, a polícia expressou a sua preocupação com os proprietários do restaurante, mas destacou que o estabelecimento não se mostrou cooperativo.

Imagens exibidas nos canais de televisão mostraram dezenas de suspeitos sendo interrogados e alguns deles sendo colocados em viaturas da polícia.

A imprensa citou em um primeiro momento o envolvimento de dois grupos rivais, Bandidos e Cossacks, mas depois a polícia informou sobre a participação de até cinco grupos no confronto.

Os chamados clubes de motociclistas "fora da lei" surgiram a partir de um movimento da contracultura americana na segunda metade do século XX.

Reconhecidos pelas jaquetas de couro com os símbolos dos grupos, as associações foram na origem clubes para indivíduos com ideias similares, amantes das motos e com extrema desconfiança das autoridades.

Mas vários grupos - que escolhem os próprios líderes e têm as próprias regras, símbolos e rituais de iniciação - estão envolvidos com o crime organizado. Nos Estados Unidos estão associados em particular com o tráfico de drogas e de armas.

A localidade de Waco fica no centro do estado do Texas e tem população de 129.000 pessoas.A cidade é tristemente célebre pelo violento confronto de 1993 entre membros da seita Davidiana e agentes do FBI, que terminou com quase 80 mortos, incluindo várias crianças.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação