Mundo

Caricaturista da Charlie Hebdo anuncia que deixará publicação em setembro

Após sua saída, ele deverá se dedicar aos "livros. Dar um tempo" e "reler a Bíblia", antes de acrescentar: "Não, eu estou brincando"

Agência France-Presse
postado em 18/05/2015 16:35
Após sua saída, ele deverá se dedicar aos

Paris - O emblemático cartunista da revista satírica francesa Charlie Hebdo, Luz, anunciou que deixará a publicação em setembro por falta de "inspiração" em uma entrevista publicada nesta segunda-feira no site do jornal Libération.

"Esta é uma escolha muito pessoal", disse ele, confirmando uma informação do site Mediapart. "Se eu vou embora é porque é difícil para mim trabalhar sobre a atualidade", acrescentou o autor da polêmica capa da revista trazendo uma caricatura do profeta Maomé após o ataque extremista em 7 de janeiro contra a publicação.



"Eu não consigo mais me interessar (...) Muitas pessoas tentam me incentivar, mas elas esquecem que o problema é a inspiração", acrescenta. Esta "reflexão sobre minha saída já vem há muito tempo", mas o caricaturista disse que após o ataque "continuou por solidariedade, para não deixar ninguém para baixo. Só que chega um ponto que fica muito difícil de suportar".

Após sua saída, ele deverá se dedicar aos "livros. Dar um tempo" e "reler a Bíblia", antes de acrescentar: "Não, eu estou brincando". "Em poucos meses eu não serei Charlie Hebdo, mas eu sempre serei Charlie", resumiu Luz, que se tornou a estrela do jornal satírico. Ele assegurou que a sua decisão não tem nada a ver com as divisões internas vividas na revista há várias semanas.

Em abril, quinze funcionários - incluindo Luz - de um total de vinte, exigiu uma nova direção e e um estatuto de "trabalhadores acionistas", contestando o uso das doações recebidas desde o ataque em janeiro.

Último incidente, um dos jornalistas da Charlie Hebdo, Zineb El Rhazoui, revelou na semana passada que foi chamado para uma reunião antes de sua demissão. A administração, no entanto, garantiu se tratar apenas de uma reunião para lembrá-lo de suas "obrigações" profissionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação