Mundo

Petróleo fecha em queda em Nova York, a U$ 59,43 dólares o barril

Agência France-Presse
postado em 18/05/2015 19:12
O preço do petróleo fechou em queda nesta segunda-feira em Nova York, diante de sinais de uma oferta saudita ainda elevada, embora novos problemas no Iraque e no Iêmen sustentam o mercado.

O preço do barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em junho caiu 26 centavos, a 59,43 dólares, no New York Mercantile Exchange (Nymex).

Em Londres, o barril de Brent do mar do Norte para entrega em julho fechou a U$ 66,27 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), 54 centavos a menos em relação ao fechamento de sexta-feira.

Em um mercado em que os preços subiram durante dois meses após cair abaixo da marca dos 45 dólares o barril em Nova York, a abertura foi em alta, mas rapidamente mudou de direção.

"Inicialmente o mercado é influenciado pelo o que está acontecendo em Ramadi, no Iraque, e pela situação no Iêmen", informou Phil Flynn, da Price Futures Group. "Os riscos geopolíticos têm sustentado os preços", analisou.

No Iraque, as milícias xiitas e as forças do governo tentam recuperar Ramadi, uma cidade estratégica em mãos do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), enquanto que os ataques aéreos no Iêmen da coalizão anti-rebeldes, liderada pela Arábia Saudita, foram retomados após uma trégua de cinco dias.

"O entorno geopolítico problemático não deveria ter praticamente nenhum efeito sobre o abastecimento de petróleo", avaliaram especialistas do Commerzbank.

"Os preços em todo caso não se beneficiaram de forma sustentável e sua queda foi acentuada pelo anúncio de que as exportações sauditas chegaram ao seu nível mais alto desde 2005", informou Flynn.

Riad exportou 7,9 milhões de barris diários em março, segundi dados da Joint Organization Data Initiative (Jodi), uma base de dados implementada na década de 1990 por várias organizações como a Agência Internacional de Energia (AIE) e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

"O mercado se mantém bem abastecido pela Arábia Saudita, e isso parece ter pesado sobre os preços", disse Flynn.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação