Mundo

EUA investiga presidente do Congresso da Venezuela por narcotráfico

O principal alvo da investigação é Cabello, número dois do chavismo e sobre o qual haveria uma "ampla evidência para justificar que trata-se de um dos líderes, talvez o líder, do cartel"

Agência France-Presse
postado em 18/05/2015 20:00
A promotoria federal dos Estados Unidos investiga vários dirigentes venezuelanos, incluindo o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, por "ter convertido o país em um centro global de tráfico de cocaína e lavagem de dinheiro", revela nesta segunda-feira The Wall Street Journal (WSJ).

Segundo o jornal, "uma unidade de elite da agência antidrogas dos Estados Unidos (DEA) e promotores de Nova York e Miami estão levantando provas com base em informações de ex-traficantes de cocaína, informantes e desertores do Exército" venezuelano.

O principal alvo da investigação é Cabello, número dois do chavismo e sobre o qual haveria uma "ampla evidência para justificar que trata-se de um dos líderes, talvez o líder, do cartel", diz uma fonte do departamento americano de Justiça citada pelo jornal.

Em 21 de abril, Cabello abriu processo contra três meios de comunicação venezuelanos por divulgar informações que o ligavam ao tráfico de drogas.

Em janeiro passado, a imprensa da Venezuela revelou que Leamsy Salazar, um ex-chefe da segurança de Cabello e do finado presidente Hugo Chávez, fugiu para os Estados Unidos, onde denunciou a existência de um cartel de narcotráfico liderado pelo atual presidente da Assembleia Nacional.

Em março passado, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou sanções contra sete funcionários do governo da Venezuela.

O decreto, que qualifica a situação na Venezuela de "ameaça" para os Estados Unidos, despertou indignação no país sul-americano e em alguns de seus vizinhos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação