Marselha - Quase 300 migrantes que naufragaram em frente à costa da Itália foram auxiliados nesta quarta-feira por um navio militar francês que participa da operação Triton, indicaram as autoridades do país.
Entre os náufragos resgatados sãos e salvos pelo barco de patrulha há 51 mulheres e crianças, disse a autoridade marítima.Sua embarcação, um pesqueiro de 20 metros de comprimento, foi localizado 300 km a sudeste da Itália por um avião desta nacionalidade que também participa da operação marítima.
No dia 2 de maio, o navio patrulheiro francês - Comandante Birot - já havia socorrido 217 náufragos perto da costa líbia, em um fim de semana que esteve marcado pelo salvamento de mais de 5.800 pessoas.
A operação Triton, coordenada pela Frontex, a Agência europeia para a vigilância de fronteiras, foi lançada em novembro de 2014 para ajudar a Itália a controlar suas fronteiras marítimas e resgatar os migrantes a bordo de embarcações à deriva.
A Comissão Europeia anunciou em 23 de abril a decisão de prolongar a Triton até o fim de 2015, concedendo a ela um orçamento de 18 milhões de euros.
Desde o início deste ano, mais de 34.000 clandestinos desembarcaram na Itália, mas 1.770 homens, mulheres e crianças morreram ou desapareceram, segundo um documento da Organização Mundial para as Migrações (OIM) divulgado em 7 de maio.