postado em 22/05/2015 12:38
Nem as campanhas pela economia de água e as multas de até US$ 10 mil parecem assustar os moradores do estado americano da Califórnia, que vive a pior seca sem quatro anos. Não é difícil encontrara cenas de desperdício de água em casas e prédios não são difíceis. Com o objetivo de fiscalizar os vizinhos, os próprios moradores estão utilizando a hashtag #droughtshaming para denunciar os desperdícios. As informações são da rede de notícias inglesa BBC.Segundo uma enquete feita pelo Instituto de Políticas Públicas da Califórnia, 66% dos moradores acreditam que seus vizinhos não estão fazendo o suficiente para economizar água. Os californianos surpreendem os vizinhos compartilhando fotos e vídeos no Facebook, no Twitter e em outros aplicativos de mensagens, geralmente com os endereços das pessoas.
Uma usuária identificada como Jéssica (@narniafan95) chama atenção para uma residência na Universidade Estadual de São José que testa o sistema de irrigação, mesmo com a grama verde. Outros moradores chamam atenção para a grama verde em alguns pontos da cidade. ;Ver gramado verdes no meio de Los Angeles está começando me fazer mal;, disse a usuária Lady Naturalist ;(@LadyNaturalist May).
[VIDEO2]
[VIDEO1]
[VIDEO3]
O governador da California, Jerry Brown, afirmou que as casas devem diminuir em 25% o consumo de água. Brown sugeriu que os moradores reguem menos o seu jardim e toquem a vegetação por plantas de deserto.
Aplicativo
Além das redes sociais, a população ganhou outra ferramenta de denúncia. O corretor de imóveis no sul do estado criou o aplicativo Drought Shame, que permite que você tire uma foto e adicione o local onde foi tirada. A imagem, então, é armazenada e uma base de dados do desperdício é criada. O aplicativo já foi baixado por cerca de cem pessoas, mas Estes quer expandir a ferramenta e permitir o compartilhamento de vídeos e colaborar com funcionários da prefeitura.
Celebridades
As celebridades também não escaparam da vigilância. Um artigo publicado no New York Post publicou fotos aéreas das casas de celebridades como Kim Kardashian, Jessica Simpson e Cher. Nas imagens, é possível perceber o contraste entre o terreno dos famosos, todas com o gramado verde, e as áreas laterais, que estão com um aspecto de deserto. Porém, a publicação americana não informou a data em que as fotos foram feitas.