Jornal Correio Braziliense

Mundo

Mianmar quer deportar para Bangladesh imigrantes resgatados no mar

Os 208 imigrantes estão desde sexta-feira na cidade birmanesa de Maungdaw

Mianmar anunciou neste sábado que expulsará para Bangladesh mais de 200 imigrantes resgatados esta semana em suas costas, ao mesmo tempo que o secretário-geral da ONU fez um apelo aos países do sudeste asiático para que salvem as vidas dos que estão à deriva.

Os 208 imigrantes, que foram encontrados em uma embarcação de madeira, estão desde sexta-feira na cidade birmanesa de Maungdaw, porto de partida de vários habitantes locais que tentam fugir de Mianmar. "Fornecemos ajuda humanitária. Depois disto, vamos reenviá-los a seu país", declarou Zaw Htay, porta-voz da presidência birmanesa, que afirmou estar em contato com a Guarda de Fronteira de Bangladesh.

[SAIBAMAIS]A Guarda Costeira de Bangladesh informou que uma equipe viajará em breve para Mianmar. "Nosso comandante vai viajar, o processo deve demorar dois ou três dias", afirmou à AFP Abu Russell Siddiki, porta-voz no posto de fronteira de Teknaf.

Leia mais notícias em Mundo

Uma fonte autorizada afirmou que Bangladesh deseja assegurar que Mianmar não expulsará os rohingyas, uma comunidade muçulmana marginalizada pelas autoridades birmanesas.

O barco rebocado na sexta-feira foi o primeiro resgatado por Mianmar desde a explosão da crise, provocada pela postura mais rígida da política da Tailândia, país de trânsito.

Mianmar, que vive o auge do nacionalismo budista antimuçulmano, está no centro do problema regional porque muitos imigrantes que se jogam ao mar pertencem à minoria muçulmana dos rohingyas deste país. O outro país com muitos imigrantes em fuga é o vizinho Bangladesh.