Agência France-Presse
postado em 23/05/2015 18:48
Bujumbura, Burundi - O líder de um pequeno partido da oposição no Burundi foi morto junto com seu guarda-costas por desconhecidos neste sábado em Buyumbura.Zedi Feruzi, presidente da União para a paz e a democracia (UPD), foi assassinado quando voltava para casa no bairro de Ngagara. Seu corpo ensanguentado e o de um policial que era seu guarda-costas podiam ser vistos na frente da residência, segundo o jornalista da AFP que esteve no local.
Feruzi foi vítima de vários disparos, um deles na cabeça. Ele estava caminhando quando foi atacado, explicou um vizinho que não viu a cena, mas que estava próximo do lugar.
[SAIBAMAIS]
"Escutamos cerca de vinte tiros, todo mundo se jogou no chão, algumas pessoas viram um carro Toyota fugindo", completou.
Segundo um jornalista do país, que estava discutindo com a vítima no momento dos disparos e ficou ferido no ataque, os assassinos usavam "uniformes policiais da guarda presidencial". O jornalista disse que se esconderá por medo de também ser assassinado
A presidência desmentiu as acusações. Se disse "chocada" e pediu que "se esclareça o caso urgentemente, de modo que os culpados sejam processados pela justiça".
Pequeno partido de oposição, a UPD se dividiu em determinado momento, e uma de suas correntes aproximou-se do partido no poder, o CNDD-FDD. No entanto, a UPD voltou, há pouco tempo, a integrar a oposição.