Bengasi - O primeiro-ministro líbio, Abdulá Al Thani, escapou de uma tentativa de assassinato nesta terça-feira, quando um grupo armado atirou contra seu carro, informou o porta-voz do governo.
"O carro do primeiro-ministro foi atingido por disparos de homens armados, ao deixar a área onde era celebrada uma sessão parlamentar" na cidade de Tobruk, informou o porta-voz, Hatem el Ouraybi. "O primeiro-ministro não se feriu, mas um de seu guarda-costas foi ferido", acrescentou.
Os atacantes não foram identificados.O ataque ao chefe do governo reconhecido pela comunidade internacional ocorreu depois de uma sessão do Parlamento em Tobruk, perto da fronteira com o Egito.
O Parlamento foi transferido para essa localidade depois que uma coalizão de milícias, a Fajr Libya, se apoderou da capital, Trípoli, em agosto passado. O governo também permanece no leste do país.Outro Parlamento e governo rival, próximos à Fajr Libya, ficam na capital.
"O Parlamento estava perguntando ao governo durante uma sessão quando ouvimos disparos no exterior", declarou à AFP Faraj Abu Hashem, porta-voz do Parlamento.
"Os membros do governo e os deputados abandonaram imediatamente a sala, enquanto os manifestantes armados tentavam entrar no edifício. As forças de segurança conseguiram impedi-lo", disse. "Estas pessoas armadas protestavam contra o governo", acrescentou