Mundo

Curdos da Síria expulsam o Estado Islâmico das localidades cristãs assírias

Em 23 de fevereiro, o EI iniciou uma ofensiva de conquista da região de Jadur, onde há 25 cidades assírias

Agência France-Presse
postado em 27/05/2015 08:22
Beirute, Líbano - As forças curdas expulsaram os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) de 14 localidades cristãs assírias do nordeste da Síria, que controlavam desde fevereiro, anunciou uma ONG. "Ao fim de uma ofensiva de 10 dias, os combatentes curdos assumiram o controle, no início da semana, das 14 localidades assírias que o grupo EI controlava desde fevereiro", afirmou à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

[SAIBAMAIS]Em 23 de fevereiro, o EI iniciou uma ofensiva de conquista da região de Jadur, onde há 25 cidades assírias, e os jihadistas assumiram desde então o controle de 14 delas, o que provocou a fuga de mais de 5 mil pessoas. Esta minoria, uma das mais antigas convertidas ao cristianismo, está representada por 30 mil pessoas na Síria, o que representa 2,5% dos 1,2 milhão de cristãos do país.

Os assírios são maioria em 35 cidades da província de Hasake, nordeste do país, atualmente sob poder das forças curdas e, em alguns casos, do regime.



De acordo com Osama Edward, diretor da Rede Assíria dos Direitos Humanos (RADH), com sede em Estocolmo, "o controle das cidades por parte dos curdos aconteceu após violentos bombardeios da coalizão internacional" antijihadista liderada pelos Estados Unidos, apesar dos extremistas terem 210 assírios como reféns.

O EI aproveitou a guerra na Síria, que já dura mais de quatro anos, para estabelecer sua presença no país e atualmente controla 50% do território, segundo o OSDH.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação