Mundo

Eleições na Tailândia são adiadas até setembro de 2016

Militares alegam que há necessidade de reformas, incluindo na Constituição, antes de eleger novo primeiro-ministro

Agência France-Presse
postado em 27/05/2015 08:40
Bangcoc, Tailândia - A junta militar que governa a Tailândia há um ano anunciou nesta quarta-feira (27/5) que as próximas eleições não acontecerão antes de setembro de 2016, aumentando ainda mais o prazo para o retorno de um governo civil.

Ao tomar o poder após um golpe de Estado em maio de 2014, o chefe da junta Prayut Cha-O-Da, atualmente primeiro-ministro designado, havia indicado que as eleições seriam realizadas em um prazo de 15 meses.

Mas este calendário já foi modificado várias vezes. Os militares alegam que antes são necessárias algumas reformas e, além disso, a Constituição está em processo de reforma.

Leia mais notícias em Mundo

"O primeiro-ministro estima que as eleições serão realizadas em setembro (de 2016)", declarou à imprensa o porta-voz da junta, o coronel Werachon Sukondhapatipak.

O exército tailandês tomou o poder em 22 de maio de 2014, após meses de manifestações contra o governo eleito da primeira-ministra Yingluck Shinawatra.

Por sua vez, a junta militar anunciou nesta quarta-feira ter privado de passaporte o ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra - irmão de Yingluck -, que também foi deposto em 2006, e se encontra exilado para escapar de penas de prisão por vários casos de corrupção.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação