Jornal Correio Braziliense

Mundo

Presidente de Madagascar rejeita impeachment votado pelo Parlamento

O líder é acusado de violar a Constituição

Antananarivo, Madagascar - O presidente de Madagascar, Hery Rajaonarimampianina, rejeitou nesta quarta-feira (27/5) seu impeachment, votado na terça-feira pelo Parlamento, dizendo que não era legal.

"Muitos se perguntam o que aconteceu na Assembleia Nacional sobre o impeachment do presidente", declarou Rajaonarimampianina em um discurso televisionado.

"Aconteceram muitas coisas que, aparentemente, não respeitam a regularidade e a legalidade", disse o presidente, que também mencionou "suspeitas de corrupção."

Leia mais notícias em Mundo
O Parlamento da Madagascar votou na terça-feira (26/5) o impeachment do presidente Hery Rajaonarimampianina, acusado, entre outras coisas, de violar a Constituição.

O Tribunal Constitucional deve confirmar ou invalidar a decisão, que foi aprovada por uma ampla maioria de 121 votos a favor e 4 contra, de um total de 151 deputados da Assembleia Nacional de Madagascar.

Hery Rajaonarimampianina foi eleito em dezembro de 2013, na primeira eleição democrática após a grave crise que levou à demissão do presidente Marc Ravalomanana pelo prefeito de Antananarivo, Andy Rajoelina, em 2009.

Rajaonarimampianina, um contador, prometeu tirar o país rapidamente da grave crise econômica, e para isso contou com o apoio de Rajoelina, mas rapidamente se distanciou de seu mentor, fazendo perder apoio político.