Mundo

Negociações nucleares das potências com Irã podem se estender para julho

EUA e aliados querem garantir que Teerã não produza a bomba atômica

Agência France-Presse
postado em 27/05/2015 10:46
Teerã, Irã - As negociações sobre o programa nuclear iraniano entre Teerã e as grandes potências do grupo 5%2b1 podem ultrapassar o prazo de 30 de junho, declarou nesta quarta-feira (27/5) o negociador Abbas Araghchi, citado pela agência oficial de notícias Irna.

"Não chegamos a um ponto em que podemos dizer que as negociações serão concluídas rapidamente, vão até o fim do prazo, e podem até mesmo se estender", disse Araghchi em Viena, onde começou na terça-feira (26/4) uma nova rodada de negociações para a elaboração de um acordo final com o grupo 5%2b1 (Estados Unidos, China, Rússia, França, Grã-Bretanha e Alemanha).

Leia mais notícias em Mundo


O Irã e as grandes potências concluíram um acordo preliminar em 2 de abril. Há mais de 20 meses, os países negociam para resolver a questão nuclear e, em princípio, deveriam chegar a um acordo final, no máximo, em 30 de junho.

As grandes potências querem garantir que o Irã não produza a bomba atômica, controlando de perto o seu programa nuclear, em troca de um levantamento das sanções que afetam o país.

Teerã nega as acusações sobre um possível uso militar do seu programa nuclear e defende seu direito ao enriquecimento de urânio para produzir eletricidade e para fins médicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação