Mundo

América Latina é prioridade para Rússia, diz chanceler

O representante ressalta a influência dos países latinos no cenário internacional

Agência France-Presse
postado em 27/05/2015 13:14

Moscou, Rússia - A América Latina é uma das prioridades da Rússia, isolada no cenário internacional pela crise na Ucrânia, afirmou na terça-feira (26/5) o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, depois de se reunir com sua colega venezuelana Delcy Rodríguez.

As relações entre Rússia e América Latina chegaram a um "nível de qualidade inédito", ressaltou Lavrov em uma coletiva de imprensa junto a Rodríguez, acrescentando que se a América Latina se converteu em uma das prioridades de Moscou não é por oportunismo.

A Rússia quer dar prioridade à América Latina porque está "impressionada com a autoridade cada vez mais forte, com a crescente influência da América Latina no cenário internacional", disse o ministro.

Leia mais notícias em Mundo

O reforço do continente sul-americano "é um elemento essencial para a construção de um mundo mais equilibrado, multipolar e democrático", acrescentou.

A ministra venezuelana das Relações Exteriores respondeu com um sorriso ao discurso de Lavrov. "Aqui me sinto em casa, como se fosse minha família", afirmou.

"Juntos podemos mudar a situação geopolítica mundial seguindo os princípios do direito internacional", disse Rodríguez, afirmando que "a Rússia luta para instaurar uma nova estrutura geopolítica mundial, que pode limitar a hegemonia e as pretensões de conquista do centro imperialista", em referência aos Estados Unidos.

"Falamos da maneira como o mercado (petrolífero) internacional deve se organizar", disse a ministra.

A Venezuela, integrante da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), sofreu, assim como a Rússia, as consequências da queda do petróleo, que caiu abaixo dos 50 dólares o barril no fim de 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação