Mundo

Cameron se reúne com premiê polonesa para reformular a União Europeia

Na véspera, o primeiro-ministro havia pedido que os líderes europeus fossem flexíveis e imaginativos para que britânicos votem "sim" no referendo sobre sua permanência na União Europeia

postado em 29/05/2015 07:50
Na véspera, o primeiro-ministro havia pedido que os líderes europeus fossem flexíveis e imaginativos para que britânicos votem

Varsóvia - O primeiro-ministro britânico, David Cameron, se reuniu nesta sexta-feira em Varsóvia com sua colega polonesa, Ewa Kopacz, no âmbito de sua viagem europeia para convencer seus sócios de que devem reformar a UE, antes de viajar a Berlim, onde conversará com Angela Merkel.

Na véspera, o primeiro-ministro havia pedido que os líderes europeus fossem flexíveis e imaginativos para que os britânicos votem "sim" no referendo previsto até o fim de 2017 sobre sua permanência na União Europeia.

Com cerca de um milhão de seus cidadãos trabalhando na Grã-Bretanha, a Polônia rejeita qualquer flexibilidade que possa dar lugar a uma eventual diferença de tratamento entre eles e os britânicos, enquanto Cameron defende este tipo de projeto.

[SAIBAMAIS]

Durante seu encontro com o primeiro-ministro britânico, Ewa Kopacz confirmou que "a Polônia rejeitará qualquer discriminação", indicou através de sua conta no Twitter o ministro polonês de Assuntos Europeus, Rafal Trzaskowski, que havia previsto uma conversa difícil sobre este ponto.

No entanto, o ministro ressaltou que Cameron e Kopacz "chegaram a um acordo sobre a desregulação dentro da UE, o reforço da concorrência e o papel dos parlamentos nacionais".

Em um comunicado publicado após o encontro, Downing Street indicou que os dois chefes de governo "concordaram que existem questões sobre a interdependência entre a livre circulação e os sistemas nacionais de proteção social que precisam ser debatidas".


Cameron, que deseja que seu país permaneça em uma UE reformada, pretende recuperar algumas competências em nome da soberania do Parlamento britânico e endurecer as condições de acesso a ajudas sociais para os cidadãos da UE que vivem na Grã-Bretanha.

Após sua reunião com a primeira-ministra polonesa, Cameron planeja viajar a Berlim para um almoço de trabalho nesta sexta-feira com a chanceler Angela Merkel.

Cameron lançou sua ofensiva diplomática depois que na quinta-feira foi apresentado formalmente ante o Parlamento o projeto de lei que detalha as modalidades do referendo de pertencimento do Reino Unido na União Europeia, que será debatido a partir de 9 de junho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação