Mundo

Contra acidentes, prefeito búlgaro espalha 50kg de açúcar nas estradas

Em comunicado, o prefeito Nikolay Grozev afirma que a iniciativa é baseada em uma antiga crença de que os maus presságios são afastados dessa forma

Agência France-Presse
postado em 29/05/2015 10:58
Sófia, Bulgária - O prefeito de uma cidade da Bulgária, Nova Zagora, derramou 50 quilos de açúcar nas estradas para "afastar os maus presságios" depois de vários acidentes graves, anunciou a prefeitura. Em comunicado, o prefeito Nikolay Grozev afirma que a iniciativa ;é baseada em uma antiga crença de que os maus presságios são afastados se as estradas forem polvilhadas com açúcar".

Quatro pessoas, incluindo duas crianças, morreram e seis ficaram feridas em acidentes em menos de uma semana perto de Nova Zagora, uma cidade de cerca de 25 mil habitantes, localizada no centro da Bulgária.



A televisão pública BNT mostrou o prefeito espalhando açúcar em uma estrada, uma ação interpretada pela imprensa como uma operação de comunicação em vista das eleições municipais no próximo outono.

Tabu em tempos comunistas, a superstição tornou-se generalizada ao longo dos últimos 25 anos na Bulgária, o país mais pobre da União Europeia. A iniciativa do prefeito foi condenada pela influente Igreja Ortodoxa, a principal organização religiosa no país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação