Agência France-Presse
postado em 30/05/2015 14:17
O ex-governador de Maryland Martin O;Malley embarcou neste sábado na corrida presidencial dos Estados Unidos, posicionando-se como uma alternativa mais progressista em relação à favorita do Partido Democrata, Hillary Clinton.
Pedindo o retorno do "sonho americano" que, segundo ele, "está por um fio", O;Malley declarou que "sou um candidato à presidência dos Estados Unidos, e estou concorrendo por você".
"Setenta por cento dos americanos ganham a mesma coisa ou menos há 12 anos", declarou o candidato em um discurso pronunciado em Baltimore, onde anunciou sua candidatura. "É a primeira vez que isso acontece desde o fim da Segunda Guerra Mundial", acrescentou.
A economia americana precisa de "uma boa política para o emprego e para os salários que permita às famílias ganhar mais quando elas trabalham cada vez mais duro", disse.
O;Malley, de 52 anos, é jovem, carismático, e leva para sua campanha décadas de liderança executiva como prefeito de Baltimore e governador do estado, em contraste com a experiência de Hillary como uma "insider" de Washington.
Mas ele é um desconhecido para a grande maioria dos americanos que vivem fora do corredor Washington-Nova York, onde seus êxitos políticos são mais reconhecidos.
O;Malley se soma a Hillary, de 67 anos, ex-primeira-dama, senadora e secretária de Estado, e ao senador Bernie Sanders, de 73 anos, na disputa pela indicação democrata.