Agência France-Presse
postado em 31/05/2015 13:13
O Rei da Tailândia, de 87 anos, foi novamente hospitalizado neste domingo, em Bangcoc, menos de um mês após sua última alta - anunciou o palácio real, num contexto de preocupação com a saúde do monarca, considerado como o esteio da uma nação profundamente dividida .A internação de Bhumibol Adulyadej, o rei mais velho em exercício, teria como objetivo um simples check-up, de acordo com o palácio.
No início de outubro de 2014, o monarca foi internado de emergência no mesmo hospital na capital tailandesa, onde teve que remover a vesícula biliar.
Nos últimos anos, o monarca teve que ser hospitalizado por vários problemas de saúde, incluindo dificuldades respiratórias e uma hemorragia cerebral.
Apresentado como um semideus e benfeitor da nação por décadas, seus retratos aparecem de maneira onipresente em todo o país e o culto a sua personalidade foi reforçado após o golpe de maio de 2014, forjado em nome da defesa à monarquia.
A questão da sucessão é extremamente sensível e as informações sobre sua saúde são muito limitadas.
A monarquia tailandesa é protegida por uma das leis mais rígidas contra a majestade do mundo, o que resulta em uma grande auto-censura nos meios de comunicação, nacionais e estrangeiros.