Mundo

Kerry voltará a Washington depois de fraturar o fêmur na França

O acidente, que obrigou Kerry a cancelar visitas previstas a Madri e Paris, ocorreu no domingo, quando ele caiu da bicicleta

Agência France-Presse
postado em 01/06/2015 07:42
Kerry é amante de esportesGenebra, Suíça - O secretário de Estado americano, John Kerry, retornará nesta segunda-feira (1;/6) aos Estados Unidos depois de fraturar o fêmur direito em um acidente de bicicleta na França, o que deixará temporariamente a diplomacia do país sem o seu principal nome. O diplomata de 71 anos estava em Genebra no fim de semana ao lado do chanceler iraniano, Mohamad Javad Zarif, para tentar avançar com as negociações sobre o programa nuclear de Teerã.

"Gostaria de ver alguém no hospital (de Genebra) tentando impedir que John Kerry negocie e trabalhe enquanto se recupera de sua perna quebrada", brincou no Twitter a ex-porta-voz do Departamento de Estado Jennifer Psaki, em referência à grande capacidade de trabalho de Kerry. O acidente, que obrigou Kerry a cancelar visitas previstas a Madri e Paris, aconteceu no domingo, quando este grande amante do ciclismo pretendia subir o porto da Colombi;re, nos Alpes franceses, área que já foi uma etapa da Volta da França, perto da fronteira entre França e Suíça.

O acidente ocorreu por volta das 9h40 locais (4h40 de Brasília) perto da cidade francesa de Scionzier, no departamento (estado) de Haute-Savoie, e Kerry foi levado de helicóptero para o Hospital Universitário de Genebra. Os médicos consideraram razoável manter o diplomata em observação durante a noite e seu retorno aos Estados Unidos na segunda-feira, segundo o porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby.

[SAIBAMAIS]Depois do acidente, Kerry falou por telefone com o presidente Barack Obama. O secretário de Estado pretendia viajar a Madri no domingo à tarde, antes de seguir para a capital francesa para participar, na terça-feira, em uma reunião da coalizão internacional que combate o grupo jihadista Estado Islâmico no Iraque e na Síria. O Departamento de Estado anunciou que Kerry será substituído na reunião de Paris pelo subsecretário de Estado Antony Blinken.



Uma fonte do Departamento de Estado informou no domingo ao canal CNN que o cirurgião americano Dennis Burke, que operou o quadril de Kerry, viajou a Genebra para acompanhar o diplomata no voo de retorno aos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação