Mundo

Kerry volta aos EUA com perna quebrada após acidente de bicicleta na França

"Agradeço em especial a polícia e as excelentes equipes médicas em Genebra e Scionzier, verdadeiros profissionais", declarou em um tuíte em francês

Agência France-Presse
postado em 01/06/2015 13:59
Washington - O secretário de Estado americano, John Kerry, retornou nesta segunda-feira a Boston procedente de Genebra a bordo de um avião militar com estrutura médica, devido a uma fratura no fêmur direito em um acidente nos Alpes franceses.

"Estou particularmente agradecido à polícia e às equipes médicas em Genebra e em Sciozier, verdadeiros profissionais", declarou em um tuíte em francês Kerry no momento da decolagem de seu avião na tarde desta segunda-feira.

O diplomata de 71 anos estava em Genebra no fim de semana junto ao seu colega iraniano, Mohamad Javad Zarif, para avançar nas negociações sobre o programa nuclear de Teerã.

Apesar do acidente, o departamento de Estado destacou que "em junho, o objetivo principal do secretário de Estado serão as negociações com o Irã".

"Quero ser muito clara sobre isto. Seu ferimento não muda nada. Ele e sua equipe estão completamente concentrados em uma mesma data, 30 de junho, o prazo limite" para se obter um acordo com Teerão sobre seu programa nuclear, disse a a porta-voz Marie Harf.

O acidente ocorreu no domingo quando este grande amante do ciclismo se preparava para subir o porto da Colombi;re, um clássico dos Alpes franceses pelo qual passou muitas vezes o Tour de France, perto da fronteira franco-suíça.

Kerry foi levado de helicóptero ao hospital universitário de Genebra e os médicos "consideraram razoável" mantê-lo em observação durante a noite, permitindo que ele retornasse aos Estados Unidos nesta segunda-feira, indicou o porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby, que acrescentou que o diplomata telefonou ao presidente Barack Obama.

O secretário de Estado planejava viajar a Madri na tarde de domingo, antes de se dirigir a Paris para participar de uma cúpula da coalizão internacional que luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico.

Na Espanha iria assinar um acordo para converter a base militar de Moron de la Frontera (Sevilha, sul) em base permanente dos Estados Unidos para as operações na África, e nesta segunda-feira planejava se reunir com o rei Felipe VI e com o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy.

O departamento de Estado anunciou mais tarde que ele seria substituído em Paris pelo subsecretário de Estado Antony Blinken.

Muitos fronts abertos

Sua ausência forçada do cenário internacional durante um período que será determinado em função de seu tratamento levanta a questão de até que ponto sua recuperação afetará os múltiplos temas com os quais o diplomata americano lida.

"Gostaria de ver alguém no hospital (de Genebra) tentando impedir que John Kerry negocie e trabalhe enquanto se recupera de sua perna quebrada", brincou no Twitter a ex-porta-voz do departamento de Estado Jennifer Psaki, em referência à grande capacidade de trabalho de Kerry.

Pouco antes de seu acidente, Kerry e seu colega iraniano tiveram no sábado novas e intensas negociações em Genebra sem conseguir solucionar as divergências que persistem um mês antes da data limite para fechar um acordo histórico sobre o programa nuclear de Teerã.

Segundo o número dois da equipe de negociadores iranianos, Abbas Araghchi, as discussões devem ser retomadas "na próxima semana em Viena em nível de adjuntos e especialistas". Segundo a imprensa iraniana, isso irá ocorrer a partir de quinta-feira.



Cuba é outro dos fronts diplomáticos de Washington. Os inimigos da Guerra Fria iniciaram uma aproximação histórica nos últimos meses e devem reabrir suas embaixadas em pouco tempo. Antes do acidente de Kerry, não era descartada uma viagem à ilha nas próximas semanas.

Desde que assumiu seu cargo, em fevereiro de 2013, Kerry percorreu 1,3 milhão de quilômetros de avião e esteve em 63 países, segundo o departamento de Estado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação