Mundo

Com categoria quatro, furacão Andrés se mantém longe da costa mexicana

As autoridades mexicanas recomendaram à população "manter precauções na navegação marítima" nesta região e se manter alerta às recomendações da defesa civil

Agência France-Presse
postado em 01/06/2015 17:47
México - Andrés, primeiro furacão da temporada no Pacífico, perdia força nesta segunda-feira e se distanciava da costa mexicana, embora esteja com categoria quatro, segundo o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

"Andrés perde força gradativamente, mantendo-se como furacão de categoria IV" de um total de cinco, a sudoeste da península mexicana de Baixa Califórnia (noroeste), informou o SMN em seu último informe.


A tempestade estava 1.050 km a oeste-sudoeste da Ilha Socorro, perto do balneário Cabo San Lucas, Baixa Califórnia (noroeste), informou a organização mexicana.

Se deslocava para noroeste a uma velocidade de 13 Km/h, informou o instituto. O furacão, que se desloca com ventos de 220 km/h e rajadas de até 265 km/h, podem provocar chuvas nos estados de Baixa Califórnia Sul, Sinaloa e Nayarit, no noroeste do México.

As autoridades mexicanas recomendaram à população "manter precauções na navegação marítima" nesta região e se manter alerta às recomendações da defesa civil.

O SMN considera que Andrés continuará se afastando do território mexicano e que, nos próximos dias, vai decair a tempestade tropical a uma distância de mais de 1.400 km da costa.

Também no Pacífico, formou-se nesta segunda-feira a tempestade tropical Blanca, que avança com ventos de 65 km/h e rajadas de até 85 km/h, situando-se 530 km a sul-sudoeste do porto de Lázaro Cárdenas, na região de Michoacán (oeste). Segundo os prognósticos do SMN, Blanca se tornará furacão de categoria um na terça-feira, seguindo uma trajetória quase paralela à costa.

O Pacífico mexicano enfrentará cerca de 19 furacões nesta temporada que vai até novembro, um número superior à média anual de 14. Quatro deles podem variar entre a categoria 3 e até mesmo 5, de acordo com estimativas do SMN.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação