Mundo

Bangladesh: religiosos protestam contra proibição de cadeiras em mesquitas

A Islamic Foundation, uma agência autônoma do governo, emitiu uma fatwa pedindo que os fiéis muçulmanos rezem nos tapetes

Agência France-Presse
postado em 02/06/2015 12:19
Dacca, Bangladesh - A proibição de se sentar em cadeiras nas mesquitas de Bangladesh, um país de maioria muçulmana, provocou nesta terça-feira (2/6) um clamor de protestos de autoridades muçulmanas.

A Islamic Foundation, uma agência autônoma do governo, emitiu uma fatwa (pronunciamento legal) no fim de semana pedindo que os fiéis muçulmanos rezem nos tapetes. "Protestamos energicamente contra esta fatwa errônea e fictícia", afirmou um grupo de autoridades muçulmanas em um comunicado. "Há anos são utilizadas cadeiras nas mesquitas para a oração", disse Abdul Latif Nejami, um dos signatários.



Os muçulmanos costumam se ajoelhar para rezar, mas nos últimos anos algumas mesquitas do país autorizaram os idosos e doentes a utilizar cadeiras. "Esta ordem foi decidida depois de ter estudado as tradições do profeta Maomé e de seus companheiros, assim como as práticas há séculos", declarou o chefe da Islamic Foundation, Shamim Afzal, à AFP.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação